Casamento na Praia!

Minha noivinha Catarina irá se casar em Búzios no ano que vem, mas ainda não decidiu se será na praia ou na igreja!!! Eu, como cerimonialista, adoraria fazer o casamento na praia, por achar extremamente romântico, simples, lindo e original!!! Mas ela está com medo por conta do tempo e outras coisas mais, rsrsrsrs!!! Coisas de noivas...a gente entende né?! 

Bom para ajudar as noivinhas que estão com a mesma dúvida, seguem algumas fotos de casamento na praia para servir de inspiração, bem como algumas dicas!!! 

Com relação ao tempo!! 

Embora ninguém consiga garantir que fará um dia de sol, podemos aumentar as  chance do casamento calhar num dia de sol, consultando os sites de meteorologia antes de marcarem a data. Se possível, escolham uma época em que o tempo seja mais constante e menos imprevisível. Pesquisem sobre aspectos relacionados ao tempo na praia: quanto ventosa uanto é a praia em diferentes alturas do ano, mês e do dia; saibam como se comportam as marés nessa época do ano, podendo assim planejar a cerimônia, evitando situações desagradáveis, tais como a maré subir, molhando todos os convidados. Nem pensar né?!




Acessibilidade
Durante a época alta o tráfego da praia pode ser muito grande, pensem no local para estacionar os carros dos convidados, enviem-lhes informações onde constem mapas e locais possíveis para estacionar. Reservem locais na praia para os carros dos convidados estacionarem. 

Convites

Informem aos convidados que o casamento vai decorrer na praia para que eles se vistam apropriadamente. Façam os convites de acordo com o casamento, colocando uma frase como: “Cerimônia à beira-mar” ou “Cerimônia na areia”.






Look

Neste tipo de cerimônia, saltos altos e um look muito elaborado com brilhos e tecidos muito pesados não deverão ser eleitos, quer pela noiva, quer pelos convidados – considerem vestir algo mais casual e menos pesado como linhos, crepe ou organza; evitem a seda pois para além de se estragar com a humidade, aumenta a temperatura corporal. Vão descalços ou optem por usar sandálias rasas ou chinelas, e coloquem flores nos cabelos. A noiva deve optar por flores no cabelo em vez de um véu, especialmente se o local for de ventar muito. Se a noiva desejar usar um véu  certifique-se que é pesado, colocando no fundo do véu flores ou elementos decorativos para que este não balance com o vento. A roupa do noivo deve condizer com a formalidade do vestido da noiva. E não se esqueçam de aplicar protetor solar, sempre debaixo da maquilhagem. E nem pensem em usar meias!!! rsrsrs

Quantos convidados?

Pensam convidar um grupo pequeno, ou celebrar um grande casamento tradicional? Embora seja possível conseguir um casamento tradicional de sucesso na praia, um grupo de convidados mais restrito permite uma flexibilidade maior para o planeamento da cerimônia.

Orçamento

Se sempre desejaram casar num local exótico, e o orçamento dos noivos, bem como o orçamento dos convidados o permitem, poderão considerar um casamento num local onde o clima e as condições sejam mais favoráveis. Poderão considerar celebrar o casamento fora do país, num resort exótico que poderá ser aproveitado para a lua-de-mel. É importante não planejar um casamento que não está de acordo com as condições financeiras dos convidados. Um orçamento mais restrito exige limitações e mais criatividade; eleger uma praia pública é uma possibilidade.

Decoração

O cenário natural de um casamento na praia é um elemento dominante muito poderoso; assim sendo, a decoração deve ser minimalista. É necessário o uso correto de cores e de materiais. Aconselha-se o uso de cores como o verde-água, vários tons de amarelo, vários tons de azul, ou até várias tonalidades de beges e castanhos-claros. Conchas e estrelas-do-mar - embora comuns -, são elementos decorativos muito adequados, tais como os pequenos barcos, as âncoras, etc. Um corredor dos noivos decorado com pétalas e limitado por lamparinas a óleo, ou a tochas, tornam a cerimónia ainda mais romântica, especialmente se for celebrada ao pôr-do-sol. Para decorar com flores recomenda-se as orquídeas cymbidium, as próteas, as orquídeas dendrubium, as orquídeas mokara, os verdes, os amarílios, os jarros, as folhas ou as flores de lótus.

Horário do dia

Muitos noivos sonham com um casamento de praia, tendo como pano de fundo um belo pôr-do-sol. Realmente este momento é um excelente momento do dia para o casamento. A esta hora os banhistas já saíram da praia, a deixando com mais privacidade. Se desejam fotografias com o pôr-do-sol de fundo, não se esqueçam de referir isso ao fotógrafo. As manhãs também são muito agradáveis. A esta hora as praias também estão menos povoadas. A hora para a fotografia é excelente. 

Clima


Não se consegue controlar, mas deve-se considerar a possibilidade de o prever. Tentem encontrar uma praia mais protegida do vento. No caso de a praia ser com muito vento podem integrar na decoração do local painéis decorativos que protejam os convidados do vento. É sempre importante ter um espaço ou uma tenda de reserva que providencie abrigo no caso de chover. O calor atrai os mosquitos, por isso, não se esqueçam de colocar tochas ou velas de citronela para os espantar!

Chão ou não

As cerimônias mais formais  pedem uma superfície consistente em cima da areia, devido às roupas e calçados formais que este tipo de casamento requer. Neste caso podem construir uma superfície em madeira que permita aos convidados terem um acesso mais fácil à praia. Se tiverem convidados idosos ou deficientes motores, não se esqueçam, que estes por vezes não conseguem chegar  com facilidade  neste tipo de locais. Uma superfície consistente sobre a areia eliminará problemas como o fato dos pés das cadeiras se enterrarem facilmente na areia, evitando assim acidentes desagradáveis.  





Onde sentar?

Cadeiras na areia são elementos perigosos (especialmente se existirem convidados idosos), pois enterram muito facilmente. Se decidirem colocar cadeiras na areia, optem por cadeiras com pés largos. Em casamentos mais informais é normal os convidados assistirem de pé à cerimônia; neste caso tenham sempre algumas cadeiras à mão para eventuais necessidades.

Música

Devido ao ruído natural do mar, deve considerar-se usar instrumentos portáteis que imitam notas altas, mas que não abafem o som do oceano. O violino, a flauta, o saxofone, uma harpa, um violoncelo ou uma guitarra são escolhas bem-sucedidas.

Toiletes

Se a cerimônia for realizada num resort ou num hotel, devem sempre informar aos convidados onde estão localizadas os toiletes. Se a cerimônia for num local mais remoto deverão considerar a hipótese de alugar toiletes portáteis.

Permissões e legalidades


Para fazer a cerimônia do casamento na areia da praia, é necessária uma autorização legal pela prefeitura do local, onde é cobrado um determinado espaço para o evento. Pois desta forma ninguém pode paralisar a cerimônia, por falta de documentações. Caso o casal ou a empresa não fizer isso e a prefeitura souber do evento, o responsável do evento poderá pagar uma multa e responder até por processos, por ocupação de área publica sem autorização. Portanto casal não acredite em algo sem as documentações necessárias, pois o casamento de vocês pode acabar da forma que não foi desejada.
Fonte: http://onossocasamento.pt e http://www.pegueiobouquet.com/


Bjs

2 comentários:

  1. Oi Débora, Como eu estou seguindo seu outro blog, vi q vc virou cerimonialista. Q legal!!! Pena, q eu já contratei a minha, senão eu te contratava. rsrsrsrs. Mas isso não impede q vc me dê algumas dicas. kkkkkk. Muitos anos q a gente não se vê e quam diria que eu ía t encontrar aki pelos blogs de casamento. Aparece lá no meu para uma visitinha. Primeira a comentar aki. Uhuulll. bjs. http://thaisejoaoprasempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Pena eu não ser do brasil, vou casar em julho e adorei tudo aqui do blog.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...